quinta-feira, 21 de agosto de 2008

Gestão de Risco



Começo agora minha aula sobre gestão de risco na pós e me pergunto: O que não é risco na vida? Sem pieguices ou lugar-comum, mas porra, o tempo todo a gente tá "vivendo e aprendendo a jogar, nem sempre perdendo, nem sempre ganhando, mas aprendendo a jogar".
Esse curso de gestão está me fazendo refletir em aspectos da minha vida que eu não levava em conta.

Por exemplo: A matriz SWOT é uma ferramenta usada no planejamento estratégico, que permite encontrar as forças e fraquezas de uma empresa bem como as oportunidades e ameaças de mercado.

S = strengths (forças) – análise interna, dentro da empresa.
W = weaknesses (fraquezas) – análise interna, dentro da empresa.
O = opportunities (oportunidades) – análise externa, fora da empresa.
T = threats (ameaças) – análise externa, fora da empresa.


O que torna a matriz SWOT particularmente interessante é que, ao organizar os esforços e discussões, você pode descobrir as oportunidades de mercado que a sua empresa está preparada para aproveitar. Ao mesmo tempo, ao entender melhor as suas fraquezas, você também pode se preparar para lidar de maneira proativa com as possíveis ameaças.

Agora pense comigo, seja esperto e aplique isso na sua vida pessoal, hein hein!!!
Se vc tá ai meio cabisbaixo, sem saber o que fazer da vida, comece fazendo a sua própria matriz SWOT! É, eu não estou louca, vc tem uma outra leitura de vc mesmo!!

Não é fácil olhar pras nossas fraquezas...e enumerar as coisas que nos ameaçam então...É sempre mais fácil achar que a culpa é do outro, mas amigos o umbigo é nosso, a gente é que tem que olhar pra ele...

Hei, eu não fui abduzida não hein! Continuo a mesma Dedé retardada de sempre! A que ama natureza, gosta de fotografia, que não planeja muito as coisas, a que não controla seus sentimentos, a que enfia os pés pelas mãos, a que dá um fora atrás do outro, a que adora dar boas gargalhadas!

Mas fica ai o conselho administrativo! hehehehehe

Um comentário:

Daniel Chicote disse...

Você é mesmo uam figura. Te adoro. Espero que tenha encontrado coisas boas na sua Matriz Swot.

Beijo enorme, Dani