sexta-feira, 11 de abril de 2008

NÃO AOS TESTES EM ANIMAIS



Hoje li uma matéria na revista Vida Simples que se chama "Fera Ferida" que fala sobre os testes feitos em animais. Eu amo os bichos, mas nunca fui verificar a fundo essa história. Na matéria eles falam de uma lista que contém as empresas que testam e que não testam seus produtos nos animais. Pensei, taí, vou copiar a lista e divulgar no blog, como forma de divulgar e protestar.
O site é o PEA - Projeto Esperança Animal www.pea.org.br
Eu não pensei que veria tanta crueldade com os animais. Me deu uma dor de estômago, uma vontade chorar, de libertar todos os bichinos que estão lá sendo maltratados, são gatinhos, coelhos, cachorros, macaquinhos. Não quis pôr aqui as fotos, são fortes e dão mais poder aos idiotas que fazem os testes. É muito cruel, é muito triste e é muito revoltante. Não vou mais comprar nada das empresas que fazem teste maldosos, vou divulgar a lista e peço que vcs meus amigos façam o mesmo, pelo menos me ajudem a divulgar a lista das empresas.
A lei brasileira enquadra como crime testes em animais desde que existam alternativas.


NACIONAIS

Assolan (produtos de limpeza)

Marcas: Assolan, Assin

R:"Entendemos perfeitamente sua preocupação com relação à utilização de animais na avaliação de alguns produtos, por outro lado, temos que atender a legislação vigente no país que exige a realização de testes certificados pelo órgão regulamentador ANVISA, responsável pela liberação dos produtos para o mercado."(10/07/06)


Baruel (cosméticos para crianças e produtos de limpeza)

Marcas: Baruel, Bluar, Baruel Kids, Baruel Baby, Polvilh, Sanix, Snoopy, Tennis Pé, Xuxinha

R:"Os testes realizados em nossos produtos obedecem às exigências previstas em Lei. Ressaltamos que os testes em animais, não são regras em nossa empresa, e sim exceções."(29/06/06)


Bombril (produtos de limpeza)

Marcas: Atak, Bombril, Kalipto, Limpol, Mágica, Mon Bijou, No ar, Pinho Bril, Pratice, Radium

R:"A Bombril faz testes com animais para o Registro dos Desinfetantes para cumprir Portaria do Ministério da Saúde."(29/06/06)
Galderma (cosméticos e cuidados pessoais)

Marcas: Aveno, Avicis, Benzac, Cetaphil, Clob-X, Dermax, Dermotivin, Differin, Eryacnen, Galderma, Ionax Scrub, Lactrex, Loceryl, Nutraderm, Nutraplus, Proderm, Proderm, Rosex, Salisoap, Silkis, Soapex, Tetralysal, Tri-Luma

R:"Em atenção ao seu e-mail, informamos que testes clínicos em animais são realizados pela Galderma sempre que são solicitados / exigidos pela Organização Mundial de Saúde de modo a assegurar a Segurança dos Produtos para o uso Humano."(29/06/06)


Rosatex (produtos de limpeza)

Marcas: Urca e Texorin

R:"Nós fazemos teste em laboratório externo, mais informo que os teste de irritabilidade dermica são realizados em coelhos."


Sanol (produtos de limpeza)

Marcas: Sanol, Tot, Plush, Daclor, Sanol Dog, Carrefour, CompreBem, Champion, Dia, Extra, Sendas

R:"Estes testes de irritabilidade são feitos em coelhos de laboratório, informações mais precisas você conseguirá no próprio laboratório, pois nós não fazemos testes em animais internamente." (09/05/06)


Santher (papel higiênico, absorventes e lenços)

Marcas: Kiss, Gala, Personal, Santepel, Snob, Syn

R:"Por respeito a nossos consumidores, estendemos essa recomendação aos demais produtos de nossa empresa, realizando ensaios pré-clínicos chamados de "Irritação Cutânea Primária", "Sensibilização" e "Irritação Cutânea Cumulativa", nos lançamentos dos produtos e todas as vezes que o processo de fabricação sofre alterações. Esses testes são realizados, em laboratório externo, em coelhos albinos, seguindo, ainda, o processo proposto pela portaria MS 1480, que assegura todos os cuidados necessários para que os animais não sejam maltratados." (20/01/06)

Um comentário:

Robson Fernando de Souza disse...

A Santher mostra uma postura de condescendência e aceitação à por(t/c)aria 1480. Falam de "respeito aos consumidores" e "proesso proposto(!)" como se fosse uma norma que nada tivesse de inofensiva. Aliás, proposto bosta nenhuma, isso é eufemismo de uma empresa que não se queixa da obrigação de fazer testes muito cruéis em animais. É simplesmente imposto, já que uma empresa que fabricar absorventes higiênicos testados por métodos livres de crueldade vai estar agindo fora dessa norma ridícula e infame e então vai ser considerada ilegal.

Recomendo enfaticamente que leiam o artigo de minha autoria sobre essa por(t/c)aria 1480/90: Guia Vegano - MS1480: detalhes de uma portaria desumana e intolerável

Convido também a conhecer o blog que tenho sobre assuntos de conscientização, onde quase metade dos assuntos envolve temas relacionados a Direitos Animais: Consciência Efervescente

Abraços e muito obrigado por ter exposto esse tema no seu blog.